Outubro Rosa é aprovado em primeiro turno




Foi aprovado por unanimidade, em primeiro turno, na sessão plenária desta quarta-feira, 27, projeto do vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC) que inclui no calendário oficial da cidade o Mês Outubro Rosa. A proposta será votada em segundo turno na próxima segunda-feira (2) e, em seguida, encaminhada ao prefeito Rafael Greca para sanção.

“A campanha tem como objetivo promover ações educativas que propiciem a conscientização para realização do autoexame e da prevenção periódica, visando à cura e a redução da mortalidade”, disse.

Dr. Wolmir citou dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que apontam que “o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no Brasil. As regiões Sudeste e Sul são as que apresentam as maiores taxas, com 14,21 e 14,60 óbitos/100.000 mulheres em 2016, respectivamente”.

O vereador ressaltou, ainda, que se a doença for diagnosticada e tratada precocemente tem grande índice de cura.

Iluminação - Dr. Wolmir sugeriu ainda, através de requerimento encaminhado à Prefeitura de Curitiba, que bens públicos, parques, praças, totens e outros ícones da cidade sejam iluminados, em outubro, na cor rosa, em alusão à campanha Outubro Rosa.

“Ações como esta fazem parte de um conjunto de medidas para lembrar a população sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama”, destacou, concluindo que “é uma questão de mobilização da sociedade em conjunto com o poder público para uma efetiva conscientização social do tema, para o tratamento e redução da mortalidade”.

O documento foi aprovado pelo colegiado na sessão plenária desta terça-feira (26).

Comentários

Mensagens populares